PCH AGUDO INTENSIFICA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁREAS DO EMPREENDIMENTO

PCH AGUDO INTENSIFICA RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DAS ÁREAS DO EMPREENDIMENTO

Entre os dias 09 e 11 de dezembro de 2020 foram executadas diversas ações visando a recuperação das áreas influenciadas pela Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Agudo, empreendimento instalado no município de Zortéa, estado de Santa Catarina, visando atender o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

O PRAD é um programa que orienta o planejamento, a execução e o monitoramento da recuperação ambiental em áreas que sofreram influências. Visando o sucesso em sua execução, existe a necessidade de conhecimento técnico, organização, recursos humanos e financeiros, e principalmente, comprometimento por parte dos responsáveis pelo projeto.

As áreas degradadas são ambientes que sofreram determinado tipo de influência, que possuem solos empobrecidos e erodidos, instabilidade hidrológica, produtividade primária e diversidade biológica reduzida. O processo de recuperação ambiental modifica essa dinâmica do ecossistema alterado, através da aplicação de metodologias e conhecimentos científicos que aceleram o processo de restauração, que naturalmente ocorreria com o fim das ações humanas.

Para a recuperação na PCH Agudo, foram aplicadas técnicas como a hidrossemeadura em taludes expostos; adubação orgânica com dejeto líquido de suíno; semeadura de espécies forrageiras visando a cobertura do solo; instalação de poleiros artificias de bambu. A próxima etapa do PRAD é o plantio das mudas de espécies nativas, objetivando a aceleração da recuperação ambiental nas áreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s