ESTUDANTES DE CHIAPETTA CONHECEM RELAÇÃO ENTRE A GERAÇÃO DE ENERGIA E O MEIO AMBIENTE

ESTUDANTES DE CHIAPETTA CONHECEM RELAÇÃO ENTRE A GERAÇÃO DE ENERGIA E O MEIO AMBIENTE

A Ceriluz recepcionou no dia 14 de junho 25 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, de Chiapetta, na Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti, localizada no rio Buricá. As crianças puderam conhecer o processo de geração de energia, seus impactos ambientais, e receberam orientações sobre os cuidados ao consumir energia nas suas residências. A visita também oportunizou uma experiência ambiental, uma vez que contemplou passeio no bosque e nas margens do rio Buricá, onde há, inclusive, a cascata, ponto turístico conhecido na região.

A professora Geneci Siqueira Godinho destacou a importância de Chiapetta ter uma usina em seu território e das possibilidades que ela oferece. “A gente veio até aqui e foi muito bem recebido, nos informaram sobre a usina, sobre a preservação dos recursos naturais. Todos os alunos deveriam ter esse privilégio de vir visitar a usina, que é uma riqueza do nosso município, aliás, o município inteiro deveria valorizar a usina e vir conhecer o que tem aqui dentro desse local”, avaliou.

VisitCGHNiloj (3)

Apesar de ser uma usina de pequeno porte, enquadrada como CGH, ou seja, com potencial de geração menor que 5MW, a Nilo Bonfanti é extremamente importante para a Ceriluz. Considerando o papel de educação ambiental ela representa bem a capacidade de gerar energia elétrica com baixo impacto, por meio do aproveitamento de uma queda d’água natural, com mínimo impacto na flora e na fauna. Próxima de completar 20 anos, em 2019, ela segue sendo importante nos resultados econômicos da Cooperativa pela sua geração, com uma potência instalada de 680 quilowatts (kW).

A CGH Nilo Bonfanti também foi referência para a construção de todas as demais usinas da Ceriluz, especialmente as PCHs – Pequenas Centrais Hidrelétricas José Barasuol e RS-155, que apesar do maior porte, seguem os mesmos conceitos da CGH Nilo Bonfanti: o fluxo do rio é interrompido e há o desvio de parte da água para a Casa de Máquinas, aproveitando o desnível natural do terreno para gerar a força motriz responsável pela movimentação das turbinas e consequente geração de energia.  A CGH Nilo Bonfanti possui uma área de alague de 4,5 hectares, formada a partir de uma barragem de 130 metros de largura e 03 metros de altura, e a água é transportada até a casa de máquinas por uma tubulação forçada de 60 metros, totalizando 24 metros de queda entre o ponto de captação até a posição da turbina.

A CGH Nilo Bonfanti – assim como as demais usinas – segue aberta à visitação para escolas da região, quando os visitantes podem visualizar todos estes detalhes. As visitas podem ser agendadas ligando para o telefone 0800 51 3130 ou 3331 9100 ou enviando email para wagner@ceriluz.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s