ESTUDANTES DO IFSUL-PELOTAS AVALIAM COMPOSIÇÃO MECÂNICA DE USINA DA CERILUZ

ESTUDANTES DO IFSUL-PELOTAS AVALIAM COMPOSIÇÃO MECÂNICA DE USINA DA CERILUZ

Um total de vinte alunos e dois professores do curso técnico em mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSUL), de Pelotas, esteve na região de Ijuí entre os dias 17 e 18 de maio, realizando uma viagem de estudos. Na oportunidade o grupo aproveitou para visitar a Pequena Central Hidrelétrica RS-155, de propriedade da Ceriluz, no dia 18. Além da usina, no dia anterior o grupo visitou empresas do setor metal/mecânico de Panambi, como forma de agregar conhecimento prático à teoria assimilada na sala de aula.

Na usina da Ceriluz os estudantes conheceram todo o processo de geração de energia, visitando da barragem à casa de máquinas. Diferente do que se possa imaginar o processo permite significativo aprendizado para estudantes de mecânica. Apesar de uma usina ser voltada à geração de energia, sua infraestrutura física inclui inúmeros equipamentos mecânicos, indispensáveis para o resultado final, tais como turbinas, eixos rotores, sistemas hidráulicos, entre outros. Tanto que quem os recebeu foi o engenheiro mecânico Giancarlo Dias, responsável pela manutenção mecânica da usina.

O professor Luiz Henrique Neves Pacheco, responsável pelo grupo, destacou que a visita não serviu apenas para apresentar situações práticas do uso da mecânica aos alunos, mas também para apresentá-los a outras regiões do estado e diferentes áreas que oferecem possibilidades para trabalho futuro, de modo que eles não se limitem à região de Pelotas, Porto Alegre e, principalmente, Caxias do Sul, reconhecido polo metal/mecânico gaúcho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s